Clareamento de dente a laser
Hoje em dia, os procedimentos estéticos estão cada vez mais populares. Entre cirurgias, massagens modeladoras, penteados… O brasileiro é considerado um dos povos mais vaidosos do mundo.
Isso inclui a aparência da boca e dos dentes. Dentistas mostram o aumento da busca pelo clareamento de dente a laser, uma técnica para deixar os dentes brancos e brilhantes.
Acontece que o clareamento de dente a laser não é apenas um procedimento estético e requer a orientação e acompanhamento de um profissional.
O processo de clareamento de dente a laser
Fazer um clareamento de dente a laser requer um equipamento específico que pode ser manuseado apenas por profissionais qualificados. O material utilizado para o clareamento é feito a partir de um composto químico (na maioria das vezes, o peróxido de hidrogênio) ativado com o laser da máquina.
Esse processo mostra resultados relativamente rápidos e costuma levar de uma a três sessões semanais, dependendo da intensidade do procedimento e a diferença de cor inicial e final do dente. Quando o dentista realiza o procedimento, ele precisa isolar a gengiva para não causar irritações nas mucosas.
Contra indicações do clareamento de dente a laser
Embora seja uma prática muito comum, o clareamento de dente a laser não deve ser realizado por pessoas que integram alguns grupos. Isso não significa, necessariamente, que o procedimento apresenta um risco à saúde, mas que podem comprometer a qualidade do resultado ou desenvolver complicações futuras. Dentre as pessoas que não são aconselhadas a realizar o processo estão:
gestantes;
menores de 18 anos;
pessoas com alguma patologia bucal, como cáries;
pessoas com muitas restaurações e coroas.
Isso porque o clareamento de dente a laser não afeta resinas e outros materiais, podendo haver discrepância de cor após o processo. Por isso, deve-se considerar a troca da prótese ou restauração para uma cor mais clara.
Para menores, a estrutura do dente ainda não está completamente formada e é mais indicado aguardar a maioridade para garantir a maturação dos dentes.
É importante saber que o clareamento de dente a laser sem o acompanhamento de um cirurgião dentista legalmente habilitado e não seguir essa recomendação pode causar danos irreversíveis à estrutura do dente.