O que é o clareamento com moldeira?

O clareamento com moldeira é o processo de clareamento caseiro, feito em casa a partir das recomendações de um dentista. É uma das opções mais populares hoje em dia devido a sua praticidade e custo-benefício. Embora demore mais para apresentar resultados significativos, o clareamento com moldeira é tão eficiente quanto o realizado em consultório por dentistas especializados.

Como funciona o clareamento com moldeira

Embora seja um tratamento para ser feito em casa, o clareamento com moldeira não dispensa o acompanhamento de um dentista. Para realizá-lo, em primeiro lugar, você precisa fazer uma avaliação de saúde da boca. Isso porque o dente pode sofrer algum tipo de dano nos dentes ou gengivas com a ação do produto clareador.

Ao optar pelo clareamento com moldeira, o paciente é orientado pelo dentista como utilizar os equipamentos necessários para obter os melhores resultados. Isso significa fazer uma molde de silicone que encaixa nos dentes do paciente, em toda a arcada superior e inferior.

Com o molde pronto, o dentista disponibiliza para o paciente um gel clareador que vem embalado em seringas plásticas. Em casa, o paciente coloca o gel nos moldes e os encaixa na boca. Ele pode usá-los enquanto dorme ou durante determinado período do dia, dependendo da concentração de agentes no gel.

Normalmente, o clareamento com moldeira tem a duração de duas semanas, com aplicação diária, para ter os primeiros resultados visíveis. Esse tipo de procedimento é mais demorado do que o clareamento a laser, que usa ativadores mais intensos e outros aceleradores, como o laser e luz de LED.

Cuidados ao fazer clareamento com moldeira

Fazer o clareamento com moldeira exige responsabilidade e atenção, já que deixa uma substância clareadora por muito tempo em contato com os dentes. Além disso, existem algumas restrições alimentícias para quem deseja alcançar resultados mais duradouros.

Ao optar pelo clareamento com moldeira, se atente aos seguintes pontos:

  • o gel clareador usado em tratamentos caseiros precisa ter propriedades menos agressivas, que agem de forma mais estável no dente;

  • ele deve ser feito de forma contínua para garantir o melhor resultado;

  • o paciente deve evitar ingerir alimentos com corantes ou muito pigmentados como café, refrigerantes e molho de tomate durante o tratamento;

  • é imprescindível manter uma higiene bucal excelente, já que o clareamento trabalha dissolvendo partículas de sujeira.

Atente-se ao cuidado do seu dente para garantir que suas propriedades não sejam alteradas no processo. Se usado incorretamente, os dentes podem ficar enfraquecidos e sensíveis. Por isso é tão importante ter o acompanhamento de um dentista no começo no final do processo.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende clareamento com moldeira: