Como funciona o clareamento a laser nos dentes

O processo de clareamento a laser nos dentes é uma das técnicas mais populares atualmente para conferir uma coloração mais clara ao sorriso. Ele age diretamente nas partículas de pigmento que se acumulam na dentina, a camada interna do dente.

Existem algumas formas de fazer o clareamento dental, caseiro ou a laser, mas as duas precisam de um acompanhamento de um dentista para garantir que a integridade do dente não está comprometida. O tratamento caseiro demora mais tempo para mostrar resultados significativos, enquanto clareamento a laser nos dentes acontece de forma mais rápida, mas deve ser feita em um consultório.

Como fazer um clareamento a laser nos dentes?

O clareamento a laser nos dentes é realizado apenas por profissionais. Os dentistas responsáveis por esse procedimento usam um gel a base de peróxido de hidrogênio que penetra no dente, ultrapassando o esmalte externo e, quando ativado com o laser de baixa densidade, libera oxigênio.

As bolhas de oxigênio fazem com que os resquícios de sujeira e possíveis manchas alocadas nessa região sejam dissolvidas quase completamente. E o que acontece não é uma mudança de cor, efetivamente, mas uma alteração da saturação do dente, deixando sua cor natural mais ou menos evidente.

Para fazer o clareamento a laser nos dentes, você deve entrar em contato com um dentista que realiza esse tipo de procedimento e marcar uma consulta. Ele vai examinar seus dentes e fazer uma limpeza para, depois, realizar o processo.

Sua gengiva precisa estar devidamente isolada, porque os produtos usados para o clareamento podem irritar as mucosas. O dentista coloca um plástico especial para mantê-la em segurança e depois aplica o gel clareador nos seus dentes.

Para ativar as propriedades do gel, é utilizado um pequeno aparelho que emite um raio de luz muito forte por alguns segundos na sua boca. O dentista faz esse processo por etapas, clareando os dentes por região.

Depois, é só fazer uma última limpeza para garantir que nenhum resquício do gel tenha ficado na sua boca e tirar a proteção da gengiva.A intensidade do clareamento a laser nos dentes vai determinar se serão necessárias outras sessões.

Quanto dura um clareamento a laser nos dentes?

A eficácia do clareamento a laser nos dentes depende de diversos fatores. Porém, existem algumas recomendações importantes para aumentar a duração do procedimento. Entre elas:

  • não consumir alimentos com corante ou muito pigmentados como beterraba e molho de tomate;

  • evitar café, refrigerantes e chás;

  • não fumar;

  • manter a higiene bucal.

Quanto mais você se empenhar em evitar o acúmulo de partículas nos dentes que potencializam o aparecimento de manchas, o seu clareamento a laser nos dentes fica mais branco por mais tempo.

Tome cuidado com o uso exagerado das técnicas de clareamento. Elas podem comprometer a estrutura do seu dente e causar problemas mais sérios para a saúde da sua boca.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende clareamento a laser nos dentes: