Clareamento a laser dental: como funciona

Um dos procedimentos mais famosos atualmente é o clareamento a laser dental. Dentes mais brancos têm sido o maior desejo dos brasileiros e a melhor forma de atingir resultados satisfatórios é através de um cirurgião dentista que usa agentes clareadores ativados pela luz de LED para clarear a estrutura do dente.

O escurecimento do dente acontece porque seu esmalte se desgasta, deixando a dentina mais visível. O consumo de determinadas bebidas e alimentos com alta concentração de corantes pode interferir na tonalidade do dente.

Entenda como funciona o clareamento a laser dental e como manter seus resultados por mais tempo.

Passo a passo do clareamento a laser dental

A primeira coisa que uma pessoa interessada em fazer o clareamento a laser dental é consultar um dentista para entender qual é a melhor opção de clareamento para os seus dentes, pensando na eficácia dos resultados e na saúde bucal.

Depois de decidido, é recomendado realizar a profilaxia, uma limpeza profunda para evitar que resquícios de sujeira e placa bacteriana interfiram no procedimento.

No consultório do cirurgião-dentista, o clareamento a laser dental acontece da seguinte forma:

  • Primeiro, o profissional coloca uma camada de plástico protetor em toda a extensão da gengiva, protegendo-a completamente do contato com o produto. A boca também é mantida aberta usando um abridor especial para que o profissional alcance todos os dentes;

  • Depois que a gengiva está devidamente coberta, o dentista passa o produto clareador, normalmente em textura de gel, em uma área dos dentes;

  • O profissional usa um equipamento de luz para “ativar” a composição do gel nos dentes. Essa luz é popularmente chamada de laser graças a luminosidade intensa emitida;

  • O clareamento a laser dental continua até que todos os dentes tenham recebido o gel ativador e o laser;

  • Após alguns minutos, depois de finalizar o procedimento, o dentista remove com segurança o plástico protetor das gengivas e faz uma limpeza rápida da boca para garantir que não tenha resquícios do produto na boca.

Logo na primeira sessão, os resultados do clareamento a laser dental já são visíveis. Dependendo da intensidade do procedimento, ele leva de 15 a 60 minutos e pode ser realizado em mais de uma sessão, feitas num intervalo de uma semana.

Os cuidados depois do clareamento a laser dental

Manter o resultado do clareamento dental exige cuidados especiais, principalmente em relação a alimentação. Isso porque a maioria do alimentos que ingerimos possuem alta concentração de corantes ou alta pigmentação.

Portanto, durante o tratamento e depois de realizar o procedimento, você deve evitar o consumo de alimentos e bebidas como refrigerantes, sucos industrializados, cafés, beterrabas e molho de tomate.

É muito importante tomar cuidados com a alimentação para potencializar ainda mais os resultados do clareamento a laser dental.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende clareamento a laser dental: